A publicação compõe a coletânea de três volumes dos “150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”, é o maior documento impresso sobre os imigrantes no Estado.

COMVERS

O Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul, junto aos organizadores do Projeto 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, conferem o certificado a Associação Vêneta de Vale Vêneto, certificado como homenagem de reconhecimento pela preservação da história da imigração italiana e pela contribuição na obra literária “150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”.

A Associação Vêneta de Vale Vêneto, recebeu da Administração Municipal de São João do Polêsine Sr. Prefeito Matione Sonego e Sr. Milvo Vizzotto, Vice-prefeito um exemplar da obra “150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”, que irá compor o acervo do MIEM – Museu do Imigrante Italiano Eduardo Marcuzzo.

Na noite de 31 de julho de 2021 durante a programação virtual da 36ª semana Cultural Italiana e 36º Festival Internacional de Inverno, o COMVERS, Ademir Atonio Bacca e Luis Rocha, organizadores encerraram o lançamento da obra literária “150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”. Na ocasião prestaram uma homenagem para as autoras Jacinta Pivetta Vizzotto, Analiz Bordignon e Ceura Fernandes, pela participação do texto sobre Vale Vêneto Turismocultural com História, Religião, Gastronomia e música.