O Instituto Brasileiro de Museus promove a Semana Nacional de Museus. O evento tem como objetivo o Dia Internacional de Museus comemorado em 18 de maio com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. Tendo em vista o isolamento social imposto pela COVID-19, o Museu do Imigrante Italiano Eduardo Marcuzzo de Vale Vêneto-RS, organizou sua atividade de forma virtual onde as pessoas possam conectar-se através do site  www.museudoimigranteitaliano.org.br ,fazendo um passeio pelo museu e conhecendo a exposição: “Um brinde ao Padre Clementino Marcuzzo, incentivador e divulgador da cultura italiana em Vale Vêneto/RS”.

A exposição é o produto final da Dissertação, realizada no Mestrado em Patrimônio Cultural da UFSM em 2019,  da Mestre Analiz Bordignon, sob a orientação da Profa Dra Glaucia Vieira Ramos Konrad e conta a história de vida e as ações culturais e festivas realizadas pelo Padre Clementino Marcuzzo que trouxeram visibilidade a região da Quarta Colônia de Imigração Italiana no RS, especialmente em Vale Vêneto. Suas ações promoveram a cultura italiana, deixando um legado material e imaterial para os moradores locais e a Quarta Colônia. O trabalho foi fundamentado em referências bibliográficas e na pesquisa documental, realizada no acervo do Museu do Imigrante Eduardo Marcuzzo – MIEM e no Arquivo Histórico Provincial Nossa Senhora Conquistadora.

Um brinde ao Padre Clementino Marcuzzo

A origem da família