Nos meses de agosto e setembro de 2022, o Museu do Imigrante Italiano de Vale Vêneto cedeu seus espaços para as aulas práticas do Curso de Recepção e Atendimento em Museus promovido pela Universidade Federal de Santa Maria, Pró-Reitoria de Extensão, PROGREDIR Geoparque Quarta Colônia e CRAS, Centro de Referência da Assistência Social.

O Curso teve como objetivo visitas mediadas pelos alunos inscritos e instrutores, visando colocar na prática o conhecimento apreendido no curso, além de servir como um treinamento para que possam desenvolver essas atividades em outros museus da região que venham a trabalhar.

O Curso foi organizado pelo, Museologo da UFSM, Bernardo Duque de Paula onde foram ministrados os conteúdos:

• Unidade 1 – A História da Quarta Colônia e os Museus no território do Geoparque.
  • Unidade 2 – A história dos Museus e o seu papel na atualidade.
  • Unidade 3 – A preservação dos acervos museológicos.
  • Unidade 4 – O atendimento do público nos museus.
  • Unidade 5 – Elaborando um roteiro de visitação.