No dia 04 de dezembro de 2021, reuniram-se o Circulo Veneto da AISM (Associação Italiana de Santa Maria- RS – Brasil) e AVE (Associação Italiana de Vale Vêneto – São João do Polêsine – RS – Brasil), para festejar junto com a Associação Veneta de Jaguari, a festa em homenagem a Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira do Município de Jaguari – RS – Brasil.

A recepção deu-se no pórtico de entrada da cidade pelo Sr. Valdemar Valente Presidente da Associação Veneta de Jaguari e do Sr. Luciano Gastaldo, Ex-Presidente do Comvers. Tivemos a oportunidade de conhecermos a cidade de Jaguari e seus pontos turísticos como o Chapadão, no alto da serra Jaguariense, onde fomos recebidos pela Srª. Lisandra Vencato , Secretária de Cultura e  Turismo, seu esposo e familiares. Conhecemos a “”Casa  Bortolo””, onde tivemos a oportunidade de degustarmos da gastronomia farta à sombra do arvoredo, costumes dos nossos ante passados.

Impossível descrever a beleza natural local. Em visita as casas de madeira e pedra, fabricadas nos anos de 1898 e 1930, voltamos ao tempo de como viveram os imigrantes da família Sonza vindos da Itália e desbravaram a região.

Para finalizar o roteiro turístico, fomos conhecer o pôr do sol no  Mirante do Chapadão ao brinde de espumantes fabricados na cidade de Jaguari. À noite participamos da missa em homenagem a Padroeira N. Srª Conceição e após do jantar típico da região. Como de costume nas festas italianas não pode faltar a animação, onde reuniram-se os descendentes e improvisaram uma cantoria em estilo italiano, com diversas canções italianas – “”diversi consone italiana””. Somos gratos pela acolhida carinhosa e emocionante, um reencontro das Associações irmãs que vivenciaram momentos de história e aprendizado. Obrigado cidade de Jaguari.  Grazie a comuitta Jaguari.   Sono tre associani sorelle. Sempre in SU. Alguns registros da recepção.