No dia  09 novembro de 2019 aconteceu a inauguração e descerramentos de placas em homenagem ao projeto de 25 “Leões no RS”.  Porque o Leão de San Marco?   A representação de São Marcos em forma de leão alado possui um precioso significado na iconografia cristã.

Simboliza a força da palavra do evangelista. As asas representam a elevação espiritual e a auréola é o símbolo cristão da santidade. Quando São Marcos estava prestes a viajar pela Europa, chegou a uma lagoa em Veneza, onde lhe apareceu um anjo, que lhe disse: ”Paz a ti Marcos, evangelista meu”.

São Marcos transformou-se em protetor e o principal símbolo da cidade de Veneza, da antiga República de Veneza e dos Vênetos. Com muito orgulho em tempo recorde, Vale Vêneto teve a honra de inaugurar o primeiro Monumento dos 25 Leões de San Marco que serão expostos em cidades do RS, de colonização veneta.

Na oportunidade ocorreu a palestra da escritora Catia Dalmolin sobre o seu livro “‘TI TAZI SEMPRE, TE PARLI MAI” e o lançamento do livro comemorativo aos 33 anos do GRUPO LE ARTI PER VIA de Bassano Del Grapa que oficializou o gemellaggio com a AVE em 2018 durante a Semana Cultural Italiana. Na sequência jantar de confraternização, nas dependências da SACE/Vale Vêneto. Parabéns a todos que se empenharam nesta obra que jamais será apagada da história de Vale Vêneto.